www.profgarcia.com

Minha foto
Espaçopara troca de experiências de sala de aula e discussão de projetos pedagógicos para Educação básica, principalmente das escolas públicas. ESTE BLOG ESTÁ NO AR DESDE 04/08/2007

quarta-feira, 27 de junho de 2007

A VISÃO QUE SE TEM DOS EDUCADORES NESTE PAÍS

A VISÃO QUE SE TEM DOS EDUCADORES NESTE PAÍS

A propósito do tópico abaixo(José Serra e Rede Globo ensaiam recuo no caso...) é lamentável a visão que nossas autoridades têm sobre os professores e procuram passar para a sociedade, ao contrário de países do primeiro mundo, onde os mestres são tratados como aliados e com maior respeito pelos governantes. Aqui parece que para esconder o fracasso das políticas educacionais e da falta de investimento é mais fácil culpar exclusivamente os educadores. Espero que um dia este quadro se modifique para isto é necessário muita luta dos setores progressitas e os segmentos mais conscientes da sociedade.




27/06/2007 06:02

José Serra e Rede Globo ensaiam recuo no caso..

Estes tópicos estão na comunidade PROFISSÃO PROFESSOR(A) do ORKUT
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?c mm=46367&tid=2540198069380455592

José Serra e Rede Globo ensaiam recuo no caso da cobrança de taxa de provas nas escolas estaduais


No dia 19/06 foi ao ar reportagem no SPTV em que se denunciava cobrança indevida de taxa, sobre os alunos, para que realizassem provas. O dinheiro seria para pagamento de despesas de xerox. Daquela data até hoje, alguns diretores de escolas nas quais se realizava tal cobrança foram afastados e respondem a processo administrativo e criminal. Outros, mesmo recorrendo à mesma prática, foram poupados.

No entanto, houve uma conseqüência não pretendida pelo governador, uma brecha aberta para que a população exija escolas com máquinas de xerox, sala de informática (que em propaganda o governo de SP diz que toda escola tem), laboratórios, excursões culturais grátis, etc.

A mídia e José Serra queríam apenas editar mais um capítulo da sua campanha contra o serviço público e contra os profissionais da educação em particular, insinuar que os servidores desviam verba, e que por isso a escola é ruim. Tratava-se de uma cruzada do governo "honesto" que caça funcionários imorais, Marajás, etc. Claro que com isso Serra pretendia aumentar sua popularidade.

Mas José Serra não quer completar sua cruzada de caça aos funcionários improbos com uma campanha por uma escola pública com forte investimento estatal. Percebeu que parte importante dos recursos das escolas usados em atividades educativas são bancados, na insuficiência da verba estatal, pelo desembolso feito em espécie pela população trabalhadora. Compromissado que é com banqueiros e investidores internacionais, o governador não pode aprofundar sua posição inicial.

Preocupado com a radicalização da sua própria iniciativa, o governo de SP agora ensaia um recuo, e para isso contará com seu braço propagandístico, a Rede Globo.

Na segunda-feira, dia 25/06, uma equipe de reportagem do SPTV irá ao EE Profa. Benedita Ribas da Silveira, na zona leste da capital. As perguntas e as respostas terão uma linha predefinida pela assessoria de José Serra.


Prof.
19:32(10 horas atrás) José Serra e Rede Globo ensaiam recuo no caso,Cont
A reportagem perguntará à diretora se a escola recebe verba do governo e ela deverá dizer:
_ Sim, bastante, mas não o suficiente.
Ou seja, quer dizer, nós recebemos sim o dinheiro do Estado, e muito, mas não sei por qual cargas d'água o dinheiro não dá, enfiamos no nariz, rasgamos, roubamos.

É uma resposta que desmoraliza o funcionalismo, como aqueles que recebem os recursos mas não sabem aplicá-los, ou faz o que quer com eles, e que por isso não há infraestrutura nas escolas.

A partir daí a reportagem falaria sobre os alunos que "querem" pagar o xerox da prova, e que nesse caso deve ser permitido (afinal o governo de SP teria bom senso e não é "radical"). Além disso, a diretora já foi advertida de que não poderá responder livremente, e que se encompridar o assunto sua fala será editada.

Assim termina o arroubo publicizante de José Serra.

Com tanta manipulação, mentira e jogo sujo a movimentação do governador e seu séquito midiático está mais para "saída desonrosa".

Divulguem esse texto da forma mais ampla possível.


Isadora
23:17(6 horas atrás) Alerta aos diretores e conselho de escola.
Um expediente bastante capicioso está chegando às escolas. Numa planilha o diretor deve responder em caráter urgente, urgentíssimo informações sobre como a APM gere seus recursos.

Muita atenção: por mais ingênuas que possam parecer estas perguntas elas podem ser armadilhas para instauração de processos administrativos e sindicâncias contra os diretores e professores.
No link abaixo instruções da UDEMO para o preenchimento.

http://www.udemo.org.br/destaque_19.htm

Roberta:
23:46(5 horas atrás) Nooosssa
O pessoal do governo é rápido não rsr
Isadora
00:08(5 horas atrás) Beta,
A idéia do encerramento definitivo e sumário das contas bancárias da APM foi a parte que mais me apeteceu....rsrsrs.

"Discutam, nas suas regiões, a viabilidade de uma campanha para o fechamento das contas bancárias de todas as APMs das escolas públicas estaduais."

Depois de muita luta, desgaste.. encerrei as atividades da cantina escolar da minha escola. Foram meses de debates, desgastes e discussões.

Acabei também com as "vendinhas" de guloseimas, aquele famigerado expediente "tapa buracos" que só vendia produtos de procedência duvidosa e criadouro de habitat para cáries e bactérias.

Hummmmm encerrar as contas da APM seria atingir o Nirvana.
Roberta
00:11(5 horas atrás) Isa,
É de dar dó.

Putz haja estoque de ....
Paciência
Bjkas
Isadora
00:36(4 horas atrás) O Serra
Não está recuando não. É só atentar para os bastidores.
O vampiresco está armado até os dentes.
A pressão das diretorias está intensa como nunca d´antes.
E como existem os "meninos de recados", escriturários bem pagos, que prestam-se a qualquer servicinho de quinta categoria para manterem-se no cargo, todo cuidado é pouco.

Palavra de ordem: não abaixem a guarda,

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger