www.profgarcia.com

Minha foto
Espaçopara troca de experiências de sala de aula e discussão de projetos pedagógicos para Educação básica, principalmente das escolas públicas. ESTE BLOG ESTÁ NO AR DESDE 04/08/2007

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Pensando uma proposta para o Ensino de Ciências

Pensando uma proposta para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental (1ª a 8ª Séries) devemos levar em conta que os recursos do FUNDEB foram dobrados a partir do Governo Lula.
Pensei em apresentar um projeto de implantação séria de ensino de Ciências no Ensino Fundamental para as Escolas Públicas Municipais a partir da 3ª Série e de forma gradativa até atingir a 8ª Série.
O projeto teria que contar com a parceria das Universidades Públicas ( USP, UNESP e Federais) conforme a realidade de cada região. A importância de projeto de tal envergadura é que atualmente nas escola públicas e , inclusive as particulares, procura-se ensinar Ciências (Física, química e Biológicas) com saliva e giz e isto é um tanto difícil. Para tanto, seria necessário criar infra-estrutura adequada com laboratórios, equipamentos de todas as áreas do conhecimento, materiais específicos e o que é fundamental treinar e capacitar adequadamente os professores destas áreas para atuarem nos laboratórios e ainda contratar técnicos de laboratórios. Acredito que apresentando projeto desta ordem ,verificando como adequar este projeto ao orçamento de acordo com a realidade de cada município, podemos criar condições de resolver as precárias condições em que as escolas públicas e o município de implantar um projeto desta ordem, se qualifica para ser referência nacional no ensino. Para quem pensa que isto é um sonho impossível boa parte das Escolas de Portugal já existe projeto parecido.
Penso ainda, que o candidato a prefeito e vereador que defender este projeto, se eleito poderá implantá-lo a partir do 2º ano de Governo. O vereador se eleito poderá cobrar isto, caso seja de oposição. Mesmo não elegendo Prefeito e vereador a discussão que se criará em torno de uma área tão importante e não resolvida em nosso Estado e no País.
Se tivermos a capacidade de apresentar projetos inovadores e viáveis em outras áreas como Saúde,segurança e desenvolvimento, fará um diferencial nestas eleições evitando as mesmices que têm caracterizado os útimos pleitos que participamos.

2 comentários:

BLOG DO PROF.GARCIA disse...

Aguardo que os colegas professores, alunos, pais e interessados no assunto,façam comentários a respeito deste importante tema para nós e a sociedade.

BLOG DO PROF.GARCIA disse...

ok!

Arquivo do blog

Powered By Blogger