domingo, 30 de agosto de 2009

Respeito e valorização

Respeito e valorização
Colegas Professores(as)e alunos(as), Navegando na Net encontrei este texto* me parece bem atual, e também realista neste mundo em que respeito parece ter sido esquecido. Como me sinto bem ao lecionar em duas Escolas ( Etec "Antônio de Pádua Cardoso e recém criada ETEC " Serrana" ) onde o respeito parece não ter sido esquecido e riscado do vocabulário dos hoje " raros alunos". A postura de respeito e admiração aos mestres muito importantes para o processo ensino aprendizagem foram esquecidos pela maioria dos jovens e adolescentes das Escolas Públicas nos dias de hoje, fazendo com que o aproveitamento do que se ensina nos leva aos conhecidos resultados das avaliações externas, porém, esta questão que me parece central é pouco discutida, e quando se faz é de maneira a responsabilizar exclusivamente o professor. Aqueles que não acreditam que este cenário não acontece em Escolas Públicas convido-os e assistirem uma aula nestas instituições citadas acima. já lecionei em pelo menos uma dezenas delas em Batatais(SP) e região, lamentavelmente o desrespeito e a falta de valorização dos mestres é uma triste e dura realidade. Estou a dois anos da aposentadoria e vejo que para esta questão falta vontade política dos atuais governantes para resolvê-la. O que vocês pensam a respeito?
* Obs.: O texto sobre valores morais e Educação está em : http://www.ipae.com.br/pub/pt/re/ae/95/materia6.htm

4 comentários:

Patrícia_search disse...

Concordo com as reflexões feitas a respeito.

BLOG DO PROF.GARCIA disse...

Comentário postado por Bia na comunidade profissão professor(as)
do orkut:
Profgarcia,
Li o texto "Valores Morais e Educação". Gostei muito. Acho nós professores nos sentimos alvo de desvalozação pela sociedade. Infelizmente somos apenas professores e não PROFESSORES. Vou passar este texto lá pro pessoal da escola.

Jenny Horta disse...

Olá professor, excelente texto. De repente parece que a expressão "valores morais" caiu em desuso, como se fosse algo menos relevante nesta sociedade que busca o valor no consumismo e poder. Mas somos formiguinhas e continuaremos nosso trabalho...a despeito dos salários e condições de trabalho vergonhosos...

Thiago disse...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"

Arquivo do blog