www.profgarcia.com

Minha foto
Espaçopara troca de experiências de sala de aula e discussão de projetos pedagógicos para Educação básica, principalmente das escolas públicas. ESTE BLOG ESTÁ NO AR DESDE 04/08/2007

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Biografias: Alembert, Jean le Rond d' (1717 - 1783)




Alembert, Jean le Rond d' (1717 - 1783)
Jean le Rond d'Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717 - Paris, 29 de Outubro de 1783) foi um filósofo, matemático e físico francês que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.
Vida
Filho ilegítimo do Cavalheiro Destouches, d'Alembert foi abandonado por sua mãe nos degraus da pequena capela de Saint Jean le Rond, próxima à Notre-Dame de Paris. As autoridades da paróquia entregaram a criança para a mulher de um pobre vidraceiro, que cuidou da criança como se fosse dela.
A verdadeira mãe sabia onde ele se encontrava e quando apresentou sinais de ser um gênio quis ficar com ele. “Você é apenas a minha madrasta” disse-lhe o rapaz “a mulher do vidraceiro é a minha verdadeira mãe”. E com isto abandonou-a como ela o havia abandonado.
O Cavalheiro Destouches foi obrigado por lei a pagar pela educação de seu filho bastardo. Tendo se tornado famoso, d’Alembert sempre teve orgulho de declarar que o vidraceiro e sua mulher eram seus pais e cuidou para que nada lhes faltasse (eles preferiram continuar vivendo em sua modesta casa).
Trabalhos
Escritor, filósofo e matemático, é autor de Discours préliminaire de l'Encyclopedie, Elogios acadêmicos e Tratado de dinâmica.
Suas pesquisas em física relacionaram-se à mecânica racional; princípio fundamental da dinâmica; problema dos três corpos; cordas vibrantes e hidrodinâmica.
Em matemática estudou as equações com derivadas parciais; equações diferenciais ordinárias; definiu a noção de limite; inventou um critério de convergência das séries; demonstrou o teorema fundamental da álgebra que afirma ter toda equação algébrica, pelo menos, uma raiz real ou imaginária (teorema de D’Alembert-Gauss).
D'Alembert foi o primeiro a dar uma completa solução para o extraordinário problema da precessão dos equinócios. Seu mais importante trabalho, puramente matemático, foi sobre equações parcialmente diferenciais, particularmente em conexão com correntes vibratórias.
Fontes:Apostilas Matemática e Fisica: http://paginas.terra.com.br/educacao/prof.garcia.htm/geometriaespacial.htm e http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d%E2%80%99Alembert

Veja várias biografias de matemáticos no site:

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger