www.profgarcia.com

Minha foto
Espaçopara troca de experiências de sala de aula e discussão de projetos pedagógicos para Educação básica, principalmente das escolas públicas. ESTE BLOG ESTÁ NO AR DESDE 04/08/2007

sábado, 5 de julho de 2008

Pensando uma proposta para o Ensino de Ciências

Pensando uma proposta para o Ensino de Ciências
Proposta para o Ensino de Ciências


 Proposta para o Ensino de Ciências

Pensando uma proposta para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries) devemos levar em conta que os recursos do FUNDEB foram dobrados a partir do Governo Lula. Pensei em apresentar um projeto de implantação séria de ensino de Ciências no Ensino Fundamental para as Escolas Públicas Municipais a partir da 5ª Série e de forma gradativa até atingir a 8ª Série.
O projeto teria que contar com a parceria das Universidades Públicas ( USP, UNESP e Federais) conforme a realidade de cada região. A importância de um projeto de tal envergadura é que atualmente nas escolas públicas e, inclusive as escolas privadas ensina-se Ciências -Física, química e Biológicas- com saliva e giz e isto é um tanto difícil. Podemos constatar que de um total de 25000 escolas municipais do país apenas 1.700 possuem laboratórios de ciências(15% aproximadamente), ou seja 85% não possuem se quer um laboratório para o ensino de tão importante disciplina na formação específica como na capacidade de análise, síntese e criticidade de nossos alunos.Confiram no site http://www.edudatabrasil.inep.gov.br/ sobre tais dados do ano de 2006.
Para tanto, seria necessário criar infra-estrutura adequada com laboratórios, equipamentos de todas as áreas do conhecimento, materiais específicos e o que é fundamental treinar e capacitar adequadamente os professores destas áreas para atuarem nos laboratórios e ainda contratar técnicos de laboratórios.
Acredito que apresentando este projeto, e, verificando como adequar este projeto ao orçamento de acordo com a realidade de cada município, podemos criar condições de resolver as precárias condições em que se encontram as escolas públicas. O município que implantar um projeto desta ordem, se qualifica para ser referência nacional no ensino. Para quem pensa que isto é um sonho impossível boa parte das Escolas de Portugal já existe projeto parecido.
Penso ainda, que este projeto, criará uma discussão em torno de uma área tão importante e não resolvida em nosso Estado e no País.
Se tivermos a capacidade de apresentar projetos inovadores e viáveis em outras áreas como Saúde, segurança e desenvolvimento, farão um diferencial na vida das pessoas trabalhadoras que tanto dependem do serviços públicos municipais.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger