www.profgarcia.com

Minha foto
Espaçopara troca de experiências de sala de aula e discussão de projetos pedagógicos para Educação básica, principalmente das escolas públicas. ESTE BLOG ESTÁ NO AR DESDE 04/08/2007

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alunos da 8ª Séries B e C - EE "Dr. Wasington Luis"


8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
Números racionais
                        Contexto histórico

Hoje em dia é comum o uso de frações. Houve tempo, porém que as mesmas não eram conhecidas. O homem a introduziu quando começou a medir e representar medidas.
Os egípcios usavam apenas frações que possuíam o número 1 dividido por um número inteiro, como por exemplo: 1/2, 1/3, 1/4, 1/5...
Tais frações eram denominadas frações egípcias e ainda hoje têm muitas aplicações práticas. Outras frações foram descobertas pelos mesmos povos, as quais eram expressas em termos de frações egípcias, como:

5/6 = 1/2+1/3

Os babilônios usavam em geral frações com denominador 60. É provável que o uso desse denominador se deve ao fato que é um número menor do que 100 com maior quantidade de divisores inteiros. Os romanos, por sua vez, usavam constantemente frações com denominador 12. Provavelmente, eles assim o faziam por ser um número que embora pequeno, possui um número expressivo de divisores inteiros. Com o passar dos tempos, muitas notações foram usadas para representar frações. A atual maneira de representação data do século XVI.45
Acesso em 16/01/2012.

                         Tempo Previsto: 4 aulas.
                         Conteúdos e temas: números racionais.
                         Competências e habilidades: compreender a ideia de número racional em sua relação com as frações e as razões.
                         Estratégias e metodologias: história da Matemática; localizar números racionais na reta; identificar propriedades comuns entre objetos ou números.
                       
                        Sugestões de atividades
                        1. Sabendo que existe correspondência entre números e a reta numérica, localize os seguintes números na reta abaixo (Prova Diagnóstica 7º ano / 2011): 

                        2. Considere o conjunto de todas as frações positivas. Para organizá-lo em classes, consideremos equivalentes todas as frações cuja a soma do numerador com o denominador da sempre o mesmo número. Por exemplo: 2/5 estaria na mesma classe de 1/6 e de 3/4. Preencha a tabela abaixo e aponte as suas conclusões. (Caderno do Professor / 7ª série / Volume 1)

Respostas











Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Powered By Blogger