8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
Números racionais
Contexto
histórico
Hoje em dia é comum o uso de
frações. Houve tempo, porém que as mesmas não eram conhecidas. O homem a
introduziu quando começou a medir e representar medidas.
Os egípcios usavam apenas
frações que possuíam o número 1 dividido por um número inteiro, como por
exemplo: 1/2, 1/3, 1/4, 1/5...
Tais frações
eram denominadas frações egípcias e ainda hoje têm muitas aplicações práticas.
Outras frações foram descobertas pelos mesmos povos, as quais eram expressas em
termos de frações egípcias, como:
5/6 = 1/2+1/3
Os babilônios
usavam em geral frações com denominador 60. É provável que o uso desse
denominador se deve ao fato que é um número menor do que 100 com maior
quantidade de divisores inteiros. Os romanos, por sua vez, usavam
constantemente frações com denominador 12. Provavelmente, eles assim o faziam
por ser um número que embora pequeno, possui um número expressivo de divisores
inteiros. Com o passar dos tempos, muitas notações foram usadas para
representar frações. A atual maneira de representação data do século XVI.45
Acesso em
16/01/2012.
Tempo Previsto: 4 aulas.
Conteúdos e temas: números racionais.
Competências e habilidades: compreender a ideia de número racional em sua
relação com as frações e as razões.
Estratégias e metodologias: história da Matemática; localizar números racionais
na reta; identificar propriedades comuns entre objetos ou números.
Sugestões
de atividades
1.
Sabendo que existe correspondência entre números e a reta numérica, localize os
seguintes números na reta abaixo (Prova Diagnóstica 7º ano / 2011):
2.
Considere o conjunto de todas as frações positivas. Para organizá-lo em
classes, consideremos equivalentes todas as frações cuja a soma do numerador
com o denominador da sempre o mesmo número. Por exemplo: 2/5 estaria na mesma
classe de 1/6 e de 3/4. Preencha a tabela abaixo e aponte as suas conclusões.
(Caderno do Professor / 7ª série / Volume 1)
Respostas
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